Matemática: Ensino Médio

Katia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz

Formato: 20,5 x 27,5 cm
Acabamento:
Brochura (professor)
Brochura (aluno)
Quantidade de páginas:
1º ano: 464 páginas - Manual do Professor: 160 páginas 2º ano: 464 páginas - Manual do Professor: 144 páginas 3º ano: 512 páginas - Manual do Professor: 192 páginas

Características da obra

A coleção Matemática para o Ensino Médio contempla as orientações mais atuais para o ensino e a aprendizagem da disciplina, observando a necessidade de adequação a alunos com diferentes motivações, interesses e capacidades, de moda a criar condições para sua inserção em um mundo marcado por mudanças sociais, econômicas, científicas e tecnológicas. Nos três volumes, são enfatizados os conceitos centrais de cada tema, indicando tópicos que podem ser omitidos, sem prejuízo da sequência dos conteúdos nem da aprendizagem. Foram incluídos projetos, jogos e questões do ENEM e exames de vestibulares.

Estrutura da obra

  • Desenvolvimento dos conteúdos: o texto adota uma linguagem precisa, sem formalismo excessivo. Invente você: a criação de exercícios estimula o aluno a fazer uso da linguagem matemática e participar do fazer matemático.
  • Projeto: propostas para a investigação e a ação dos jovens suscitadas por um problema ou assunto para além das páginas do livro.
  • Para saber mais: abordagens alternativas do tema em estudo, novos conceitos, curiosidades e atividades para ampliar a compreensão do assunto.
  • Ler para resolver: tem como objetivo desenvolver no aluno a competência leitora de textos de problemas, bem como explicitar estratégias de resolução que podem ser incorporadas e transferidas a outras situações.
  • Saia dessa: problemas não convencionais exigem do aluno reflexão, criatividade e originalidade para a resolução.
  • Para recordar: temas aprendidos anteriormente são retomados, e inter-relações com novos conteúdos são estabelecidas.
  • Conexão: articula teoria e prática em contextos significativos para o jovem estudante, relacionando a Matemática às diversas situações que se apresentam no dia adia e a outras áreas do conhecimento.
  • No computador: atividades que se realizam com o auxílio de aplicativos e da internet como ferramentas de investigação, pesquisa, aprendizagem colaborativa e resolução de problemas.
  • Cálculo rápido: proporciona o desenvolvimento de importantes habilidades de pensamento, tais como memória, busca de regularidades, análise e síntese.

Diferenciais da obra

  • Abordagem com ênfase na resolução de problemas (seção Ler para resolver).
  • Atividades colaborativas – jogos e projetos (seção Saia dessa).
  • Seções especialmente dedicadas ao uso de aplicativos e calculadoras.
  • Exercícios que atendem tanto ao trabalho de linha tradicional como ao trabalho de investigação e ação.
  • Estatística e Trigonometria nos três volumes da coleção.

Sobre o autor

Autor

Katia Stocco Smole

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo. Licenciada em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Moema. Bacharel em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Moema. Coordenadora do Mathema – grupo de formação e pesquisa na área da Matemática.
Autor

Maria Ignez Diniz

Doutora em Matemática pela Universidade de São Paulo. Mestre em Matemática pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Matemática pela Universidade de São Paulo. Coordenadora do Mathema – grupo de formação e pesquisa na área da Matemática.
Copyright © Saraiva S/A Livreiros Editores - Todos os direitos reservados.