História Global - Brasil e Geral

Gilberto Cotrim

Código

27567COL06

Formato: 20,5 x 27,5 cm
Acabamento:
Brochura (professor)
Brochura (aluno)
Quantidade de páginas:
1º ano: 400 páginas 2º ano: 400 páginas 3º ano: 384 páginas Manual do professor: 112 páginas no final de cada livro

Características da obra

Coleção Tipo 2: Esta coleção possui livro impresso e em PDF para o professor. A coleção História Global: Brasil e Geral, fundamentada tanto na historiografia clássica como nas recentes correntes historiográficas, procura levar o aluno a construir o conhecimento histórico por meio do estudo de questões econômicas, políticas, sociais e culturais dos processos analisados. Além do texto-base, diversos documentos históricos e textos de historiadores, apresentados em seções específicas, estimulam a interpretação crítica e a reflexão. Uma rica iconografia – composta de obras de arte de diferentes linguagens, mapas históricos, fotografias, tabelas e gráficos – ilustra, complementa e explicita o conteúdo. A obra estimula o aluno a refletir sobre o fazer histórico e a dele participar ativamente, além de tornar significativo seu aprendizado, estabelecendo relações entre o passado e o presente, entre a história que analisamos e a que vivemos.

Estrutura da obra

  • Nas aberturas de unidades e de capítulos, uma grande imagem-síntese e textos sucintos se relacionam aos conteúdos que serão trabalhados e estabelecem relações entre presente e passado.
  • Três boxes aparecem ao longo dos capítulos:
  • Em questão traz textos de historiadores ou de pesquisadores, contrapondo ou complementando a interpretação apresentada no texto principal.
  • Documento apresenta uma fonte histórica, estimulando a interpretação e a reflexão.
  • Em Saiba mais há textos e imagens adicionais aos temas discutidos no capítulo.
  • As seções Observando e Compreendendo aparecem em diversos momentos do capítulo; apresentam questões de análise de imagens e de compreensão do conteúdo estudado.
  • Na seção Oficina de História, no final de cada capítulo, são trabalhadas as diversas habilidades relacionadas ao estudo e à aprendizagem de História.
  • A seção Projetos de ação interdisciplinar, no final de cada volume, traz textos, sugestões de
  • pesquisa e propostas de ação, que são atividades experimentais e/ou interdisciplinares.
  • Diversos recursos digitais, ao longo das páginas da coleção, enriquecem o aprendizado.
 

Diferenciais da obra

  • A obra apresenta uma rica iconografia: traz diversas obras de arte de diferentes linguagens, acompanhadas de atividades de interpretação e análise nas seções Conversando e Treinando o olhar, que também incentivam o debate e levam o aluno a relacionar presente e passado. O aluno é instigado a reconhecer recursos das linguagens artísticas e o contexto envolvido na produção da obra de arte.
  • A obra, fundamentada tanto na historiografia clássica como nas recentes correntes historiográficas, recebeu novos conteúdos, especialmente sobre povos do oriente na antiguidade (Índia e China) e sobre sociedades da África antiga.
  • Inúmeras imagens - mapas históricos, fotografias, tabelas e gráficos - ilustram, complementam e explicitam aspectos do texto-base e são analisadas nas seções observando, que aparecem ao longo dos capítulos.
  • A seção Documento trabalha fontes históricas e aproxima o aluno do objeto de estudo historiográfico, estimulando o exercício de interpretação crítica e a reflexão sobre a produção do conhecimento histórico.
  • A seção Em questão apresenta textos de historiadores ou pesquisadores que contrapõem ou complementam a interpretação apresentada no texto-base. Procura mostrar ao aluno que as produções historiográficas são variadas e, por vezes, divergentes. Propõe atividades que visam estimular a reflexão sobre o processo de construção do conhecimento histórico.
  • Na seção de atividades Oficina de História, ao final de cada capítulo, o aluno é estimulado a produzir textos analíticos e interpretativos sobre os processos históricos, comparar problemáticas atuais e de outros momentos históricos, além de posicionar-se diante de questões contemporâneas, utilizando interpretações históricas. Atividades interdisciplinares promovem o diálogo da história com outras disciplinas.
  • Os Projetos de ação interdisciplinar, no final de cada volume, estão organizados em dois eixos temáticos que podem ser desenvolvidos ao longo do ano. Trazem textos, sugestões de pesquisa e propostas de ação que procuram reforçar a dimensão experimental e interdisciplinar do ensino-aprendizagem.

Sobre o autor

Autor

Gilberto Cotrim

Bacharel em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Licenciado em História pela Faculdade de Educação da USP. Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Advogado pela OAB - secção de São Paulo. Professor de História da rede particular de ensino.
Copyright © Saraiva S/A Livreiros Editores - Todos os direitos reservados.